E-BOOK

 04 de outubro – Dia da Natureza - Alunos Online




Este livro é de opinião pessoal


Não existe reencarnação:
A reencarnação é a ideia de que uma pessoa (alma) que morre, nasce de novo em outro cor. Com todo respeito aos espíritas, não se deve acreditar nisso. O ser humano só nasce e morre uma vez.
Quando se quer seguir uma ideia ou pensamento é preciso conhecer toda sua história. Outra coisa, respeitosamente, porque os espíritos dos mortos só se comunicam com os espíritas?
Mas aqui Jesus ta falando de nossa conversão. Se houvesse reencarnação a vida não seria levada a sério, porque teríamos muitas chances de acertar...
A verdade é que só se nasce e morre uma vez!
A necessidade do belo:
O belo é aquilo que encanta, como uma pintura da natureza por exemplo.
O belo é percebido na contemplação, quando você olha uma flor seus
detalhes, percebe que nela há uma forma bonita.
O mundo natural se apresenta a nós de um jeito harmônico (combinado), note que os sons se encaixam perfeitamente com o visual.
A primeira matéria que deve ensinar para as crianças  é a educação artística, para que elas percebam o belo através das belas artes.
No Brasil não se sabe o que é arte, é importante que as cidades estejam sempre muito bem enfeitadas.
A beleza deve está em tudo: nos livros, pinturas, prédios... porque elas são o reflexo (espelho) de Deus.
A morte nos espera:
A morte nós é totalmente inevitável, tudo é uma questão de tempo para que ela venha.
O mundo vive como se todos fôssemos viver para sempre, as pessoas não param pra pensar que nós não somos nada.
A população procura compensar (descontar) a certeza da morte fazendo tudo
que tem vontade. A morte é um “portal” para a eternidade.
Quando se crê na vida eterna tudo passa a fazer sentido: este mundo é passageiro e o próximo é mundo é para sempre (permanente).
É muita burrice correr muito por dinheiro, eu os pergunto, onde vocês vão botar toda sua riqueza depois que morrerem? Dentro do caixão?
Não nos dá tranquilidade saber que tudo é passageiro? Se a morte é o fim de tudo então a vida não tem sentido!
A verdade se defende sozinha:
Há quem pense que a opinião é mais importante que a certeza. Para essas pessoas não é bom ter convicções. É importante ter dúvidas de tudo, mas é necessário se guiar por aquilo que é justo e belo. É na justiça que se deve agir, ser justo não é favor, mas obrigação!
Já a beleza (artes) é necessária a todos e deve acompanhar nos acompanhar a vida toda.
A verdade não precisaria ser defendida, mas hoje em dia somos obrigados a defender o óbvio (claro). No Brasil não se acredita na sinceridade e o nosso país só irá para frente quando buscarmos a Deus.
Existe sim a VERDADE e vamos a busca dela!
Como estudar:
Aprender não é uma tarefa fácil, é preciso disciplina e dedicação. É muito importante nunca deixar de lê e ir além.
Devemos nos orientar com pessoas estudiosas, que sabem das coisas. Também é necessário separar a hora para de dedicar aos estudos.
Quem tem tempo deve se dedicar ao máximo nas leituras, devorar livros, revistas...
O segredo pra gostar de estudar é se acostumar a lê o que gosta se você gosta de esportes, leia o assunto. Mas é preciso ir além, leia livros que vala à pena e tome cuidado para não acreditar em tudo que lê.
A importância da comédia:
A comédia é fazer graça em filmes, teatros etc.
É muito bom pra saúde vê algo que no faz rir. Devemos procurar coisas boas para relaxar. Mas hoje, estão desrespeitando até a fé do outros em nome da
liberdade. Mas liberdade não é fazer tudo que der na telha.
Quando a piada não é toda de safadeza, na verdade não se rir da piada mesmo, o que acontece é rir da piada ser contada em sentido figurado (metáfora) e entendida como safadeza.
As pessoas riem das piadas indecentes (safadas), por que elas ficam “descabriadas” e não por ser engraçadas de certo modo.
Comédia boa mesmo é “Mr Bean”, “Chaves” e outros.
A cultura medieval:
A civilização (povo) da idade média (mais ou menos de 500 antes de Cristo a 1500), não era a idade das trevas, como se diz hoje.
É verdade que houve muitas dificuldades da época, como a lerdeza da comunicação, mas nesse tempo também houve coisas boas. Foi nela que surgiu a universidade, lá também se guardou as obras (escritos) filosóficas da antiguidade e como sempre, também a Igreja fez muita caridade.
A modernidade não tem nada que se orgulhar, por que ela foi umas das épocas que mais matou gente.
Todas as escolas e professores universitários (de faculdade), não sabem o que ensinam, eles precisam se reciclar. É preciso sempre ouvir o outro lado da história!
A Razão:
A Razão é o que vemos, não o que "ouvimos", devemos buscá-la sempre. Tudo precisa ser racional, tem que tem sentido (lógica).
Toda história precisa ser estudada corretamente e é necessário buscar todos os lados da história, mas com provas. Para explicar as coisas é preciso estudar cada uma delas desde seu início.
O filósofo Olavo de Carvalho diz que todos devem estudar a Literatura Clássica ou pelo menos, Português, Platão, Aristóteles e a Bíblia.
É preciso revê (revisar) todo o modelo que nosso país está aplicando na educação. Vamos estudar, gente! Temos livros seja na biblioteca pública, seja nas lojas e alfarrábios.
A ciência é limitada:
A ciência é o conhecimento isolado (separadas) das coisas. O cientista estuda uma coisa só, pois cada área tem seu assunto. (especialização). As
pessoas pensam que a ciência diz tudo, mas na verdade só pode falar aquilo que é seu assunto.
A ciência não pode, por exemplo, dizer como as pessoas devem viver, uma religião séria pode dá um palpite (sugerir), desde que ela seja séria. Existem "cientistas" que mentem e ganham muito para isso.
Todo estudo sério deve ser respeitado,mas todos nós devemos desconfiar de tudo! A solução é não esperar de ninguém pra aprender, é preciso pegar uma penca de livros e lê-los todos. Desconfiem de cientistas mentirosos.
As origens das ideias:
As vezes a gente para pra pensar: "De onde veio tudo? Mas também devemos nos perguntar de onde surgiu cada ideia? Por exemplo: de veio a música? É preciso nos perguntar sobre tudo e todos. Não devemos acreditar em tudo o que nos dizem, mas refletirmos! Tudo tem que ter sentido, nada é irracional. Mas é verdade que nem tudo tem explicação, porque a ciência tem suas limitações. Devemos procurar respostas de pessoas estudadas nos assuntos e mesmo assim é bom estudarmos por conta própria (sozinhos). Uma coisa é ninguém ser dono da verdade, mas outra é dizer que a verdade não existe.
A importância de questionar: Todos nós devemos nos perguntar, o que é a verdade? Hoje estamos numa sociedade que não pensa, vivemos como "animais"! Antigamente as pessoas tinham orgulho de quer era estudioso, mas agora é o contrário, o bom é ser burro. É importante que todas as pessoas estudem, comprem livros e revistas e estudem bastante. É preciso olhar o passado e aprender com os mais velhos, para não cometerem erros.
Não devemos fazer nada sem pensar. A televisão por exemplo; nos empurra goela abaixo, um montão de mentiras, como a sanha que alguns canais tem de destruir a família.
Devemos desconfiar de tudo? Estamos em um mundo cercado de  mentiras, mas é possível não nos enganarmos. A mentira não dura muito, basta olhar o outro lado da história e perceber qual delas tem lógica. Uma verdade tem que fazer sentido ( se encaixar...), por exemplo; muita gente diz uma coisa e faz outra totalmente diferente. Não devemos agir pela cabeça dos outros, só que também é bom ter a humildade de perguntar. Não devemos só escutar o que os outros dizem, mas observar seus comportamentos. É importante desobedecer nossos próprios sentimentos, pensar antes de agir. Nunca devemos tomar decisões se antes refletir (pensar) muito e calcular todos os resultados, para não se arrepender depois.
A alma: A alma é o nosso interior, é ela que controla o corpo. Ela foi criada por Deus e é imortal. É dela que vem nossa personalidade. A personalidade é a maior força que existe, é muito importante ser você mesmo sem máscaras! Não precisa contar sua vida para os outros, mas ser honesto consigo mesmo e principalmente cuidar da nossa alma. A espiritualidade nos ajuda a buscar a Deus  e fazer o bem. As religiões tem o papel de pregar a bondade em todos os lugares. Quando fazemos o bem agradamos a Deus, mas ele quer que também busquemos à verdade.
O que é o mecanicismo? Mecanicismo é acreditar que tudo depende dos homens. O ateísmo pensa que tudo surgiu de tragédia que as coisas não tem finalidade (veja no dicionário). Mas os cristãos acredita que tudo foi criado por Deus e ele deve dizer o que fazer. Muitas coisas na vida, não depende de nós, não podemos mudar a lei da natureza. O homem é capaz sim de fazer muito, mas não existe freios morais na sociedade. É preciso aprender com nossos bisavós, tataravós e lê bastante!
O conhecimento: O conhecimento não é nada mais que a busca da verdade. O mundo sempre tem se perguntado sobre ela.
No passado se buscava a verdade de maneira objetiva ( uma verdade só), se prestarem atenção, no universo, na natureza e nos fatos (acontecimentos). A modernidade vê a verdade como se fosse uma massa de modelar, isto quando não diz que ela não existe, ou seja cada um faz a sua "verdade" do jeito que quiser. O homem não é capaz de muda a realidade, ela é quem tem que mandar em tudo. Não há nada mais importante que o conhecimento e nós pagamos um preço muito alto pela burrice.
A fé é irracional? A fé é quando se acredita em Deus. Há quem diga que não se mistura ciência e religião, mas isso não é verdade. Desde o começo do cristianismo que esses religiosos buscaram explicar direito sua fé, os Padres da Igreja (pais da fé), já por volta do ano 100 que a Igreja queria justificar sua fé racionalmente. O estudo da teologia (teo = Deus, logia= lógica) já na época dos apóstolos, estava sendo formada ao poucos. Já há alguns séculos todos os padres possuem 2 faculdades  (teologia e filosofia). Já o estudo teológico ou a explicação racional (na razão) era exigido aos padres á quase mil anos atrás.
A educação:
 Educação é quando se busca o conhecimento desde cedo e sempre, ela cabe 
aos pais. No Brasil o problema educacional (de ensino) é que este sistema está apenas voltado para o mercado de trabalho. A parte mais importante do ensino, é passar valores. O valor é aquilo que não se vende ou troca, mas se luta sempre por ela. A família é o principal valor da sociedade. A família tem sempre que acompanhar de perto a educação dos filhos. Isto fará com que as crianças tenham uma saúde emocional. Importante!! Não é o estado que tem que dizer o que seus filhos devem aprender e seria muito melhor se a educação pública fosse municipal. A religião é muito importante no projeto de aprendizagem.
A verdade NÃO vem do pensamento: As pessoas pensam que a verdade é o que elas entendem, aquilo que não conhece "não existe." A verdade não vem do pensamento, mas está em sua volta. Não é porque tal coisa não se entende que deva ser negada. Seria preciso duas coisas para se chegar a verdade: 1. Acreditar no que vê 2. Contemplar a beleza Acredites nos seus olhos, no que você vê e não no que ouve. É preciso desde pequeno crescer percebendo as coisas bonitas. Por exemplo podemos ir aos bosques gastar tempo com a natureza pode - se ir também à uma exposição de arte etc. Tudo o que é feio (coisas!), devem serem desprezados, também é bom ouvir sempre músicas clássicas.
O Socialismo não presta:
O comunismo é o movimento mais antigo do mundo, que matou 200 milhões de pessoas! A ditadura socialista sempre perseguiu os cristãos, até hoje o cristianismo é proibido nesses países. O cristianismo é a grande pedra no sapato desses revolucionários e eles não aceitam que exista uma ordem no mundo. Existe uma estória de que religião e política não se discute, e que é repetida aos "quatro ventos", para calarem a boca dos cristãos. Para a esquerda, a verdade não existe e que vale tudo para tomar o poder e depois tomar nossa liberdade.
O homem nasce mau? Existe uma ideia em que homem nasce bom e a sociedade é que o corrompe, mas isso não é verdade. Todos nós nascemos com más vontades e precisamos corrigi-las. Só através de uma formação moral que se vence essas inclinações para o mal. A formação moral é tarefa dos pais, mas a religião também ajuda com modelos de virtudes. É muito importante que a criança assista desenhos de super - heróis, para que ela tenha o exemplo de justiça. É revoltante que no Brasil goste de exaltar (engrandecer) a bandidagem. Isso tem que acabar! Um país de forte depende de famílias unidas. As pessoas precisam olhar para o passado para evitar os mesmos erros no futuro.
A importância do Trabalho: 
O emprego é a melhor maneira de honrar e dá dignidade às pessoas. O trabalho nos faz sentir úteis. Mas que mede o valor do trabalho é o homem . Nada nessa vida é de graça, precisamos lutar pra crescer, mas de um jeito ético (justo). Temos a obrigação de sermos, se não fica impossível viver em sociedade. Porem é muito importante saber que leis injustas devem ser desobedecidas! Ninguém deve ser contrariado em sua consciência, mas repito, a honestidade é obrigação,  devemos lutar por nossos sonhos.
A Ciência é limitada: 
O conhecimento científico é muito importante pois ela nos ajuda no dia a dia. Mas ela não pode dizer á pessoa o que ela deve fazer, porque o conhecimento científico não tem moral pra isso. As ciências nos ajuda melhorando a tecnologia, mas a cultura é o principal meio do saber.  Na cultura aprendemos com os erros do povo antigo, para não repeti los. A educação escolar só é boa quando tem a participação  do pais.  O ensino deve ser para que se pratique á justiça! O colégio passa os ensinamentos normais, mas isso não é suficiente, a melhor maneira de educar é através da leitura. Enfim a ciência só é boa se tiver Deus na base.
A origem de TUDO: 
A filosofia pagã diz que tudo veio do caos, a violência gerou á realidade. É por isso que as pessoas sem nem sequer saber, não acreditam na Providência de Deus, pois se Deus não fez o mundo não tem responsabilidade de guiá lo. Para os pagãos é o homem que constrói a realidade. As pessoas aprende que é o homem que coloca tudo em ordem e que ele pode fazer o que quiser só porque é ``inteligentão``. O mundo foi sim criado por Deus! Por isso a realidade é objetiva. O povo percebe esta realidade como simples utilitarismo (só serve o que for útil) sem levar em conta a finalidade de tudo, ou seja, para que as coisas existem. Se a realidade é ordenada (tem ordem) é porque ela possui um ordenador.
A finalidade das coisas: 
As coisas que nos rodeia são importante e não devemos desprezá las. Devemos usá las com sabedoria. As pessoas tem valor em si mesmas (valor próprio) já os objetos não! É preciso saber usar os bens sem ´´endeusá´´ los. A Sabedoria vale mais que todo ouro do mundo, é só através da busca 
sincera pela verdade que se pode viver.
A realidade são as coisas: 
Existe uma ideia em que as opiniões devem ser respeitadas, na verdade não depende das ideias individuais (pessoais). Não existe duas realidades contrárias ao mesmo tempo, apenas uma delas tá certo ou as duas estão erradas! Uma coisa é não saber certas verdades, outra coisa é dizer que a verdade não existe. As pequenas mentiras devem ser combatidas porque são elas as que mais prejudicam. Precisamos buscar nos sábios a compreensão do que é vida e tomar cuidado com o nosso comportamento. É necessário uma vida correta e disciplinada porque uma pessoa bagunçada não consegue nada. Enfim os objetos são a realidade e é o nosso pensamento que tem que se encaixar com o local.
Imagine se morto:
Certo dia você acorda e nota que há algo errado ao seu redor...as pessoas que lhe amam estão ao seu redor... você conhece estão à sua volta, você olha para os lados e também um caixão... é seu enterro!. Daí você se pergunta bom eu morri e agora? Para onde eu vou? Também se pergunta o que você deixou de bom para as pessoas. O ser humano precisa de sentido para a vida e a honra é o maior bem que podemos deixar pra que amamos. Devemos passar a vida na terra fazendo o bem as pessoas ajudando«as em suas necessidades. O apego às coisas é muita burrice. Incrível Sócrates séculos antes de Cristo, tinha consciência da vida após a morte.
Deus salve à América: 
O Estados Unidos é a nação mais poderosa do mundo! Mas o que faz dela uma pais de primeiro mundo? Esse país se formou a partir com a chegadas dos ingleses com formação muito culta(inteligente). O patriotismo americano é importante eles tem muito orgulho de sua terra. O Brasil precisa fortalecer sua cultura para melhorar a vida da população.
Nosso país aprender com o ´´Tio Sã´´. Nos EUA os governadores tem mais poderes que o presidente e por isso são eles que escolhem a melhor forma de governo. O sistema capitalista, quando é usado com poucos impostos para as empresas, faz a economia crescer!
A Importância de ter personalidade: 
Vivemos e um país onde ser corajoso é errado, a palavra ´´rico zero´´ é hipnotizaste. É impressionante como as pessoas tem medo até da própria sombra, porque nos ensinaram a sermos prudentes demais.
É bom sim, ter cautela (cuidados), mas a coragem é totalmente necessária!. É preciso enfrentar nossos medos, fazendo o justamente o que nos assustam. Hoje não se pode nem olhar para o outro com a cara feia, pois eles já acham ruim. O povo é muito medroso!! Antigamente até as velhinhas caíam no pau com a rapaziada mas hoje em dia é feio ser ousado.
A Bondade: 
Ser bom é uma obrigação que temos para com todos! As pessoas hoje não prestam a atenção com o sofrimento dos outros e acham que é errado ajudar ´´demais´´. Infelizmente existe uma cultura no Brasil, em que ´´ser bom é ser besta. é claro que ser bom não é ser besta. Existe uma onda de dessensibilização (dureza de coração) em que cada só olha pro seu umbigo. O povo tem que arregaçar as mangas e ajudar ao próximo sem cobrar mais tarde, pois isso terá um bom resultado. O país precisa de uma campanha de consciencialização da importância da solidariedade  fraterna.